sábado, 25 de junho de 2011

IBAMA identifica homem que pretendia jogar produtos químicos na floresta amazônica

Segundo o IBAMA, todo o material seria pulverizado sobre a floresta com o uso de uma aeronave

MANAUS - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) já tem a identidade do homem que pretendia pulverizar quatro toneladas de herbicidas para desmatar floresta nativa do bioma amazônico na cidade de Novo Aripuanã, Sul do Amazonas. Quatro toneladas de produtos químicos classificados pelo fabricante como altamente tóxico estavam escondidos em uma reserva de desenvolvimento sustentável no quilômetro 160 da estrada AM 174, que liga o município de Apuí a Novo Aripuanã.
Segundo o IBAMA, todo o material seria pulverizado sobre a floresta com o uso de uma aeronave. De acordo com o analista ambiental do IBAMA, Cícero Furtado, foram apreendidos quatro diferentes tipos de herbicidas, além de  óleo mineral que seria usado para fixar os produtos à vegetação.
Segundo cálculos do IBAMA, os produtos seriam suficientes para desmatar até quatro hectares de floresta nativa.
Caso a ação se efetivasse, o município de Novo Aripuanã poderia ser incluído na relação dos 20 municípios que mais desmatam no Brasil. Não houve flagrante, mas o IBAMA tem informações que levaram o órgão até o responsável. Ele deverá responder por armazenamento inadequado de produtos químicos.


Veja Mais Notícias »